A quitação do financiamento habitacional e a aposentadoria por invalidez

Se você não sabe qual a relação da quitação do financiamento habitacional com a aposentadoria por invalidez, vamos te explicar!

Hoje vamos falar de uma informação que deve estar no seu contrato de financiamento, mas que no momento da assinatura ninguém deve ter te explicado.

A linguagem do contrato em sua maioria é complexa e a letra sempre pequena e no momento da contratação os bancos ainda incluem uma série de taxas e seguros, e aqui que é importante para nós.

A maioria dos seguros contratados contempla a quitação do financiamento em caso de invalidez, independentemente da quantidade de parcelas pagas.

Dessa forma, caso o segurado esteja recebendo auxílio-doença e transforma esse benefício em uma aposentadoria por invalidez, essa incapacidade gera o direito de quitação do seu imóvel.

aposentadoria por invalidez

Você pode ter direito ao benefício, informe-se!

Assim, para garantir a quitação do imóvel, o segurado deve ficar atento. O aposentado por invalidez deve ir ao banco e verificar a documentação necessária para solicitar a quitação.

O banco, com a posse dos documentos, encaminhará o processo à seguradora. De maneira geral, as instituições financeiras pedem o contrato de financiamento e a carta de concessão do benefício, esse documento é enviado por correio para o segurado, contudo, se não chegar pode ser retirado pelo site Meu INSS.

Portanto, aqui cabe essa observação muito importante: se o mutuário já é aposentado, mas não sabia de tinha o direito, pode solicitar a quitação do financiamento, e também a restituição das parcelas do financiamento que já foram pagas após a concessão da aposentadoria por invalidez.

Dessa forma, verifique com um advogado de sua confiança para maiores informações.

Estamos à disposição.

Ferri & Almeida Advocacia

Leia também:

Aposentadoria por tempo de contribuição: Regra 85/95

Doenças Graves que não precisam de carência para conseguir o Auxílio-Doença

A Irregularidade da Alta Programada

A obrigação do INSS e o seu fornecimento de Prótese e Órtese

Tags:
Equipe Ferri Advocacia

Equipe Ferri Advocacia

Compromissados com a ética, responsabilidade e a satisfação de nossos clientes. A Ferri Advocacia oferece assessoria jurídica consultiva, objetivando a prevenção de litígios, além de advocacia contenciosa, defendendo os interesses de seus clientes.

Deixe um comentário